O Comitê de Crise, composto por 10 órgãos do governo, se reuniu na manhã desta quinta-feira (16) e alertou para eventos severos nos próximos dias no Piauí, mas sem perigo de inundações dos rios. O governo garantiu que está preparado para enfrentar as fortes chuvas e adotou uma série de ações emergenciais para os 30 municípios, incluído Picos, que estão em estado de alerta.
O secretário estadual de Governo, Marcelo Noleto, informou que o governo do estado vai baixar decreto de calamidade pública em Picos para enviar ao Ministério de Desenvolvimento Social para antecipar o pagamento do Bolsa Família para as famílias em Picos. A prefeitura decretou a calamidade, mas é preciso o governo do estado reconhecer para que a antecipação do pagamento seja feita. Em Picos mais de 400 famílias estão desalojadas, o que representa mais de mil pessoas.
A antecipação do pagamento do Bolsa Família será para o dia 20.
“O governo está preparado para os eventos climáticos e a reunião foi para alinhar ações emergenciais, monitoramento porque o foco é preservar o maior bem que é vida”, disse o secretário.
O governador em exercício, Themistocles Filho (MDB), destacou que a reunião é para saber quais municípios com potencial de eventos mais severos e solicitou um panorama do que cada órgão tem feito por Picos, que neste momento requer atenção, além de outros municípios da região.
Participaram da reunião Antônio Luís (Saúde), Leonardo Sobral (DER), Janaína Mapurunga (Sasc), Werton Costa (Defesa Civil), Chico Lucas (Segurança), Flávio Júnior (Infraestrutura), Severo Eulalio (Alepi) e o comandante do Corpo de Bombeiro, José Rêgo e o sub comandante Veloso.
O governo vai disponibilizar alimentos, colchões, água, e monitorar barragens, além de fazer a limpeza das áreas afetadas.
DER
O diretor do DER, Leonardo Sobral informou que estão sendo feitos reparos em rodovias que sofreram danos com as fortes chuvas em Picos. Ele disse ainda que colocou à disposição da prefeitura todo o aparato e equipe técnica, além de maquinário para limpeza de rua, reconstrução de pavimentação asfáltica, aterros e recuperação de estradas vicinais.
Segurança
A Secretaria de Segurança garantiu que reforçou o número de policiais em Picos, principalmente nas residências desocupadas para evitar saques.
SASC
SASC disse que colocou abrigo provisório em Picos e está distribuindo cestas básicas, água e colchões.
Segundo as previsões meteorológicas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (INPE/CPTEC) nos próximos sete dias ha probabilidade de eventos severos no estado.
Há previsão de mais chuvas em Picos, Floriano, em Teresina e intensificação na planície litorânea.
“A chuva se espraia do litoral, Vale do Longá, grande Teresina, Picos e médio Parnaíba, esse é o território tradicional da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A Defesa Civil está preparado com ações integrados. As chuvas estão perdendo fôlego porque o canal que provocou o sinistro de Picos desapareceu, mas estamos recebendo umidade do Maranhão, as chuvas vão continuar de forma moderada e existe a possibilidade de após o dia 20 a gente receba temporal localizado”, disse Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí.
A micro região de Picos mais afetada com chuva registrou até 220 mm.
Para emergências no município de Picos, a população deve recorrer ao 190 ou WhatsApp do Corpo de Bombeiros -(86) 99429-7268 e Defesa Civil do Estado – (89) 9450-6787.
Fonte:cidadeverde.com