Na semana final do prazo para a diplomação de candidatos eleitos no Piauí, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Sebastião Martins, confirmou que a partir da próxima sexta, 20 de dezembro, se abre a janela para os pedidos de impugnações de candidaturas em todo o estado.
A Justiça Eleitoral abre este prazo para serem feitos os devidos questionamentos às candidaturas requeridas. As impugnações são ações judiciais que solicitam, à Justiça Eleitoral, o indeferimento do pedido de registro de um determinado candidato.
O líder da corte eleitoral atualizou o cenário de diplomações no Piauí.
“O último dia será dia 19. A diplomação é um dia simbólico, porque a partir da data da diplomação dos candidatos eleitos é o fim do processo eleitoral e também é o início das impugnações de candidatura, ou seja, eventual ação na justiça eleitoral contra o abuso de poder político é a partir da diplomação. Os partidos políticos, os candidatos, têm um prazo de 15 dias para impugnar aquela eleição. Então é uma data importante. Aqui em Teresina será diplomado no dia 18, o prefeito eleito, Dr. Silvio Mendes, o vice-prefeito e os 29 vereadores e três suplentes de cada coligação”, afirmou.
O desembargador Sebastião Martins comentou também o encontro com a presidente do TSE, Ministra Carmén Lúcia.
“Foi uma avaliação muito boa, a ministra estava de início muito preocupada com relação aos fake news. E, surpreendentemente, como ela disse, foram as eleições tranquilas em todo o Brasil. Nós não tivemos grandes problemas. Claro que tem as intercorrências normais no dia das eleições, mas no geral ela ficou muito satisfeita com o estado do Piauí, com os demais estados. É uma eleição, uma apuração rápida, tranquila, e ela disse que ficou surpreendida porque ela imaginava que ia ter muito mais problemas”, concluiu.
Fonte: cidadeverde.com