O deputado federal Francisco Costa (PT) fez críticas a uma possível aliança entre o PT e o PP de Ciro Nogueira no estado. O parlamentar classificou como “desnecessária” a discussão que se iniciou nas últimas semanas. O entendimento teria como base o acordo entre Arthur Lira (PP) e o presidente Lula que poderia repercutir nos estados, mudando a composição no Piauí.
Francisco Costa é um dos petistas que pleiteiam se candidatar ao senado, uma eventual aliança com Ciro Nogueira poderia retirar os espaços do PT na chapa majoritária.
O parlamentar petista lamentou a discussão antecipada.
“Eu acho que tem que se analisar com calma com prudência. Acho que política não pode se fazer com rancor. As pessoas têm que ter acima de tudo essa capacidade de diálogo, mas isso é muita especulação, então não existe muita coisa concreta. Vejo especulações de formação da chapa majoritária extremamente desnecessária, sem dialogar com muitas forças políticas e de uma forma. Política não só faz assim, a política só tem sentido quando se dialoga com os atores. Alguns líderes de forma isolada articular, prospectar a formação de chapa de 2026, sem ouvir representação dos outros partidos e as bancadas que têm o seu papel é equivocado”, afirmou.
Mesmo com o cenário complicado para o Piauí, o parlamentar tratou com alta probabilidade a aliança em Brasília.
“Todo o governo quando chega a partir da sua metade, ele tem que visualizar tanto a governabilidade como pensou até no seu processo de reeleição no seu processo de sucessão e é mais do que natural que se busque revisar a sua política de aliança, então isso faz qualquer governo seja municipal estadual federal pode ser mais do que natural é existe muita especulação. Eu particularmente não conheci nada de concreto nesses avanços do diálogo progressistas. Lá no parlamento em muitas pautas O PP acaba voltando com o governo, conduzido pelo presidente da casa, o deputado federal Arthur lira”, finalizou.
Fonte: cidadeverde.com