O juiz Adelmar de Sousa Martins, da Vara Núcleo de Plantão da comarca de Picos, acatou neste domingo (10) o pedido da Polícia Civil do Piauí (PC-PI) e decretou a prisão preventiva de Francisco Santo Pereira Lopes, suspeito de homicídio qualificado e tentativa de feminicídio no município de Ipiranga do Piauí.
Francisco Santo foi preso neste sábado (8), suspeito de tentar matar a tiros a ex-namorada, identificada como Maria da Guia dos Santos Sousa, e assassinar João Francisco dos Santos, de 20 anos, com um disparo no olho quando o jovem tentava proteger a mãe, que também ficou gravemente ferida.
A ex-namorada de Francisco Santo foi socorrida com lesões graves, enquanto seu filho não resistiu ao ferimento e acabou morrendo no Hospital Regional de Picos. O suspeito fugiu do local logo após o crime, mas foi localizado e preso por equipes da Polícia Militar do Piauí (PM-PI).
Com parecer favorável do Ministério Público, o juiz decretou a prisão preventiva por entender a gravidade do crime, cometido porque o suspeito não aceitava o término do relacionamento com a vítima, e que a manutenção do representado em liberdade representaria um risco à ordem pública.
“Não bastasse sua gravidade concreta, por si só indutora do juízo de periculosidade formulado, tem-se ainda o fato de que a motivação do crime, conforme informado pela autoridade policial, seria o fato de a vítima não ter mais interesse no relacionamento mantido com o representado […] os fatos são gravíssimos e a prisão se mostra necessária”, destaca o magistrado em sua decisão.
Além da prisão preventiva, o juiz determinou busca e apreensão no endereço do suspeito. “Imprescindível às investigações e elucidação completa dos fatos, observadas as cautelas constitucionais e legais, no momento da realização da diligência”, concluiu.