Sara Cardoso também destacou que os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer na região Norte do estado e a previsão é de tempo nublado para este domingo (07).
“Nós tivemos aqui ontem no Santa Teresa uma chuvinha que não acumulou quantitativos importantes, tivemos uma chuva em Picos de 6,5 mm, tivemos registros de chuva em Paulistana também e a tendência hoje é muita nuvem na maior parte do tempo. Vai dar uma baixada na temperatura”, acrescentou.
Apesar da presença desses fenômenos, a climatologista ressaltou que o Piauí ainda enfrenta altas temperaturas e baixa umidade.
“De um modo geral, a gente ainda está com temperatura alta, com baixa umidade, mas a gente tem essa alteração ventosa importante no Sudeste e Sudoeste que pode trazer essas nuvens residuais, essa umidade residual que é bem importante”, concluiu.
Fonte: cidadeverde.com
O Piauí poderá registrar chuviscos isolados e melhoria nas condições de umidade até a terça-feira (09). Segundo a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), essa situação é resultado da interação de dois fenômenos atmosféricos.
“Temos a ação de dois sistemas, os DOHs, de distúrbios ondulatórios de leste, e a alta subtropical do Atlântico Sul. A alta subtropical do Atlântico Sul altera a velocidade dos ventos e os distúrbios ondulatórios de leste trouxeram essa umidade que conseguiu entrar dentro do nosso território e provocar chuvas isoladas. Temos até terça-feira essa possibilidade dessas massas úmidas entrarem, sendo residuais, que não vêm com potencial de muita chuva não. Podemos observar alguns chuviscos isolados com esse quantitativo bem baixo, mas é importante para nós porque vai amenizar a temperatura, que está alta, e melhorar as condições de umidade”, explicou a climatologista.