A Prefeitura de Teresina vai usar uma viatura móvel equipada com uma câmera e câmeras fixadas em pelo menos nove pontos para fiscalizar o descarte irregular de lixo na capital. As imagens registradas serão usadas para a prestação de um Boletim de Ocorrência (B.O) por crime ambiental. Na manhã desta terça-feira (12) foi feita a inauguração da Central de Monitoramento com a presença do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).
Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com
O secretário de Desenvolvimento Urbano de Teresina (Semduh), James Guerra, explicou que o programa conta com uma parceria com a Policia Civil e com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM-PI).
“Nós vamos ter o apoio da Polícia Civil na medida que a gente vai apresentar relatórios, fazer boletim de ocorrência e pedir abertura de inquérito policial contra aqueles que estão praticando crime ambiental, que é o descarte irregular de lixo, e também um batalhão de Polícia Ambiental, que vai acompanhar também a equipe de fiscalização, de maneira que a gente haja de forma mais enérgica multando, mas também responsabilizando criminalmente aquelas pessoas que praticam crime ambiental”, frisou o gestor.
Dr. Pessoa pontuou que, além do sistema de monitoramento da Semduh, quer usar também as câmeras da Central de Monitoramento da Superintendência de Trânsito para fiscalizar o descarte de lixo na cidade. Para ele, a ação será um reforço importante no combate ao lixo.
“Aqui eu espero que esse monitoramento que irá ser feito a partir de hoje ou de amanhã nos lugares que a prefeitura pode ter sua parcela de culpa. Mas, poxa, jogar lixo no meio da rua, limpa hoje, amanhã já está de novo. Eu peço ao povo de Teresina essa ajuda a administrar, porque tem quatro tipos de doença que poderá acontecer através da picada do mosquito da dengue, do mosquito da dengue”, disse.
Fonte: Cidade Verde