Há mais de um mês, os alunos da Escola Municipal Profª Maria do Socorro Pereira da Silva, localizada no bairro Esplanada, zona Sul de Teresina, estão sendo liberados mais cedo devido a problemas com o ar-condicionado. A escola possui doze salas e, na maioria delas, os aparelhos estão quebrados.
“É muito calor e a gente era da sala cinco e o sol batia muito. A gente abria e meu rosto ficava vermelho de tanto calor. É muito ruim. A gente teve que mudar para outra [sala] e está pingando em cima da nossa cabeça, a sala está fendendo, há poeira, mofo, está triste a situação”, disse uma aluna.
Os alunos questionam ainda a falta de manutenção nos bebedouros. “Quando a gente chega para beber água, a água está super quente, está fervendo a água”, acrescentou outra.
Na unidade de ensino, as aulas no turno da tarde, que deveriam acabar às 17h20, estão sendo encerradas às 15h30. A medida foi tomada pela direção da escola com o objetivo de diminuir as reclamações por conta do calor. A direção destacou ainda que já pediu à Secretaria Municipal de Educação (Semec) a solução para a questão dos aparelhos de ar-condicionado.
A escola do nível fundamental II atende mais de 900 alunos com idades entre 11 e 15 anos dos bairros Esplanada, Palitolândia, Bosque Sul, Vila Irmã Dulce e Teresina Sul.
Em nota, a Semec informou que já realizou a compra de novos aparelhos de ar-condicionado para instalação nas unidades de ensino da capital e está aguardando a entrega dos aparelhos.
Fonte: cidadeverde.com