Em seu discurso durante o evento que marca a apresentação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que serão executadas no Piauí, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou nesta quinta (31), a atuação do governo anterior durante a pandemia da Covid-19. O chefe do executivo federal relembrou a condução do Jair Bolsonaro e caracterizou o momento como “uma praga”.
De acordo com o presidente, o desrespeito contra a ciência contribuiu para boa parte das mortes pelo vírus. Segundo Lula, em seus 50 anos de vida política, ele nunca havia visto algo parecido.
“Nós tiramos uma praga que tinha chegado a esse país. Uma praga que nunca tinha visto na minha vida, nos meus 50 anos de vida política. Eu nunca tinha visto nada igual. Eu nunca vi tanta mentira, tanta pregação de ódio, tanta coisa de mal. Ou seja, como é que alguém tratou o covid como ele tratou. Por isso que de vez em quando digo que ele é genocida, porque metade das pessoas que morreram é da responsabilidade dele e da turma dele que desrespeitaram a ciência, desrespeitaram a Organização Mundial da Saúde e a inteligência do povo brasileiro”, declarou.
Lula agradeceu ao povo do Piauí pela confiança na última eleição e garantiu que isso não irá acontecer mais. “Isso não vai acontecer mais, porque o povo voltou, o povo gosta de democracia, o povo gosta de ter uma vida boa e eu quero dizer para vocês: Piauí, obrigado pelo carinho que vocês têm dedicado a mim”, completou.
Em 2022, Lula e Bolsonaro travaram o maior embate político na disputa presidencial. O petista venceu o duelo e foi eleito para um terceiro mandato; já Bolsonaro se tornou o primeiro presidente a perder uma reeleição desde a redemocratização.
Agenda no Piauí
Esta é a primeira visita do petista ao Estado desde que foi eleito presidente pela 3ª vez nas eleições de 2022. Lula foi recepcionado pelo governador Rafael Fonteles, o vice Themístocles Filho, a secretária Regina Sousa, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias e Fábio Novo, que foi apresentado ontem como pré-candidato do PT à prefeitura de Teresina em 2024.
Fonte: Portal A10+