Os Jogos da Juventude que serão realizados entre os dias 1º e 16 de setembro em Ribeirão Preto (SP) terá representantes de todos os estados e o Piauí que tem 189 atletas, técnicos classificados para competição pode ficar de fora. Em reunião ocorrida na noite de ontem (29), a Seduc e SECEPI, Secretaria de Esportes do Piauí informou aos pais e alunos que não haverá passagens aéreas para todos na viagem e a opção seria ir de ônibus ou micro ônibus. Uma viagem às vésperas do início dos Jogos que dura cerca de 50 horas, ou seja, mais de dois dias.
A reunião foi acalorada no auditório da SECEPI. Vários pais estiveram presentes assim como técnicos e uma live foi aberta em rede social em que mostra a discussão de uma das mães com a secretária da Seduc, pasta diretamente responsável pela compra das passagens áreas e que só informou que isso não seria possível na terça-feira (29), faltando três dias para competição.
“Tem dinheiro para folguedos. Está aí em pleno agosto acontecendo festa junina e para os nossos atletas não”, afirmou uma das mães presentes.
Fernando Vieira, técnico da Asbagdi, Associação de Badminton do Grande Dirceu, estava presente na reunião, relatou detalhes e fez questão de frisar que além do desgaste de passar mais de dois dias dentro de um ônibus. Uma viagem nessas condições trará custos elevados aos atletas, pois toda parte de alimentação será custeada por eles ao longo do percurso.
“A verdade é que eles não justificaram. Apenas explicaram que uma parte da delegação irá de ônibus e volta de avião e outros vão de ônibus e voltam de ônibus. Nós estamos dentro do evento já, não tem como correr atrás de recursos. Uma viagem de mais de dois dias com as paradas, que gera gasto para os atletas no caminho principalmente de alimentação algo que muitos deles não tem como pagar, pois, são alunos de projetos sociais. Essa competição está prevista no calendário todos os anos e mesmo assim eles não se organizam, não se comunicam e nós somos obrigados a ir nessas condições ruins”, lamentou Fernando.
De acordo com o regulamento da competição, caso o estado do Piauí não bata uma meta de atletas presentes pode ser punido com dois anos de suspensão dos Jogos da Juventude, que é a principal competição escolar do país. Anualmente, reúne mais de 7 mil atletas de até 17 anos que competem em 16 modalidades. Alunos de escolas públicas e privadas. Grandes nomes do esporte brasileiro passaram por essa tradicional competição, como por exemplo, a campeã olímpica em Londres-12 Sarah Menezes e para esses alunos atletas ela é fundamental para pleitear o bolsa atleta.
Procurados pelo portal cidadeverde.com a SECEPI afirmou que era responsável apenas pela fase seletiva, ou seja, as competições na esfera estadual para selecionar os atletas da delegação e que a responsabilidade de logística fica por conta da SEDUC (Secretária Estadual de Educação). Entramos em contato com assessoria da SEDUC e até a publicação desta matéria eles não deram retorno.
Fonte: cidadeverde.com