A aeronave que caiu na Zona Norte de Teresina neste domingo (11) é de propriedade da TJ Agro, especializada em cultivo de soja localizada em Regeneração, no Piauí. A empresa é uma das maiores produtoras de grãos do país.
O proprietário da empresa é Tiago Maximiano Junqueira, produtor da Fazenda Chapada Grande, em Regeneração. Tiago não estava na aeronave, somente o piloto e soldado da Polícia Militar do Ceará Marcelo Nogueira Ramos e o copiloto Jhony Francisco Alves dos Santos, de 38 anos. Eles foram resgatados sem ferimentos graves.
Ao g1, a esposa de Tiago, Jhamya, informou que o piloto da aeronave precisou fazer um pouso forçado chegando em uma pista da capital. Contudo, a perícia não confirmou esta versão e nem divulgou a causa do acidente.
Prisão de dono de aeronave
Tiago, dono do avião, foi preso pela Polícia Civil em 2018, suspeito de envolvimento num esquema de compra e venda de licenças ambientais.
Em 2019, ele foi denunciado pelo Ministério Público por corrupção ativa. O MP afirmou que ele teria transferido R$ 10 mil a Carlos Antônio Moura Fé, que na época era superintendente de meio ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em troca de anulação de multa ambiental no valor de R$ 80 mil.
O caso ainda tramita na Justiça do Piauí. Uma audiência está marcada para o dia 1º de abril de 2024 sobre a denúncia.
Avião de pequeno porte cai na Zona Norte de Teresina
Fonte: g1 Piauí