Uma operação da Polícia Federal com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), o Ministério do Trabalho e Previdência e o Ministério Público Federal (MPF-PI) resgatou 24 trabalhadores em situação análoga à escravidão em pedreiras nos municípios de Jerumenha, Regeneração, Cristino Castro e Rio Grande do Piauí.
Os trabalhadores foram encontrados em situações de submissão a trabalhos em jornadas exaustivas, de exposição ao risco de acidentes e de sujeição a condições degradantes. As fiscalizações ocorreram no período de 8 a 11 de maio.
Os órgãos constataram ausência de abrigo contra a chuva e animais, locais inapropriados para alimentação, ausência de instalações sanitárias adequadas, não fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de instrumentos de trabalho e de materiais de primeiros socorros, e ausência de formalização do vínculo empregatício.
Foram lavrados autos de infração para os responsáveis pelas atividades econômicas, notificações para cessação de atividades, regularização de diversas outras obrigações trabalhistas e fixação de indenização por danos morais individuais e coletivos, em razão da exploração da vulnerabilidade social dos trabalhadores.
Os resgatados foram informados sobre as condições degradantes às quais estavam sendo submetidos e orientados a regressar às suas cidades de origem.
Fonte: g1 Piauí