Começa nesta segunda-feira, 1º de maio, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Nessa etapa, todos os bovinos e bubalinos, de todas as idades, devem ser vacinados.
Vale ressaltar que os criadores devem ficar atentos ao período de declaração da vacina. Esta tem validade até o dia 31 de maio.
Além disso, outro ponto que deve ser levando em consideração é a validação da vacina.
Apreensão de vacinas vencidas
No último sábado (22), a agência de defesa agropecuária do estado do Piauí (Adapi) apreendeu oito frascos de 50 doses, totalizando 400 doses vencidas e armazenadas, de vacinas contra a febre aftosa, em Teresina.
A apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina do órgão. As vacinas foram apreendidas em uma geladeira de um comércio em Teresina.
Foi lavrado o termo de apreensão de inutilização do material, com vencimento em janeiro de 2023. O fiscal Márcio Chaves explicou que a vacina vencida não estimula a produção de anticorpos contra febre aftosa e por isso não protege os animais de contrair a doença.
“Seria o mesmo que aplicar nada, sendo lesado o consumidor e colocando em risco a agropecuária do estado, já que se fosse vendida e utilizada os animais não estariam imunizados e desprotegidos da febre aftosa, doença que lutamos anos para termos a certificação internacional de livre com vacinação. Essa fiscalização demonstra a preocupação com as revendas e sua seriedade em sempre estar atenta até as pequenas coisas que podem passar despercebidas em muitos momentos”, comentou o fiscal.
Fonte: g1 Piauí