O governador Rafael Fonteles (PT) publicou decreto, no dia 13 de abril, que institui a Política de Transformação Digital, para que seja criado um portal único de serviços interligando todos os órgãos do governo.
No decreto o governador afirmou que existe a “necessidade de realizar a transformação digital da gestão pública estadual para melhorar o acesso do cidadão aos serviços públicos e fomentar a participação e controle social”.
Rafael Fonteles já havia anunciado, durante viagem para a Estônia, que o Piauí é o primeiro estado brasileiro a organizar um conselho de transformação digital para implementação da solução tecnológica de forma mais integrada. A proposta quer permitir que os serviços do governo sejam prestados de forma ágil, segura e confiável, sem a necessidade de deslocamento e porte de documentos, colocando a base de dados em um só lugar.
Uma das propostas dessa política de transformação digital é a desburocratização e simplificação dos serviços, por isso será criado um portal único de serviços, que será chamado de “Piauí Digital”, onde a população vai ter a cesso a todos os serviços prestados pelo governo.
Essa plataforma ainda será criada com o objetivo de simplificar as solicitações, a prestação e o acompanhamento dos serviços públicos.
A migração dos serviços públicos para esse portal será gradual. Cada órgão do poder executivo será responsável por cadastrar e atualizar as informações.
Fonte: cidadeverde.com