O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou o decreto Nº 21.998, que declarou situação de emergência provocada por enxurradas nos municípios de Batalha, Campo Largo do Piauí, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II.
Na maioria das cidades, segundo a Defesa Civil Estadual, os principais danos foram relacionados às passagens molhadas e às estradas vicinais. Nas localidades em que as chuvas passaram, a retomada dos acessos já está em normalidade, existindo somente algumas localidades onde estão sendo realizadas reformas e reconstruções.
Em relação às barragens, não houve danos em nenhuma delas. Elas seguem sendo monitoradas pelo Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí (Idepi).
“Os danos causados pelas chuvas, felizmente, não atingiram números elevados, apresentando perdas pontuais em algumas regiões onde a agricultura foi comprometida devido ao alagamento das áreas plantadas”, declarou a secretária estadual de Defesa Civil, Norma Sueli.
Após a assinatura deste decreto, o objetivo é buscar junto ao órgão federal recursos para a viabilização das ações emergenciais, que visam o apoio social e a retomada da normalidade do município, com a reconstrução do que foi perdido em decorrência do desastre do período chuvoso.
Fonte: g1 Piauí