A Prefeitura de Pedro II emitiu nessa quarta-feira (5) um alerta para que a população não visite as cachoeiras, rios e riachos da município. Na última segunda-feira (3), a Defesa Civil de Piracuruca interditou os acessos à barragem da cidade após o afogamento de um jovem.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de chuvas intensas em quase todo o Piauí para esta quinta-feira (6). A região tem recebido grandes acumulados nos últimos dias. O grande volume de chuva dos últimos dias fez subir o nível dos rios e a força das corredeiras.
Em Pedro II a prefeitura interditou o acesso às diversas cachoeiras e banhos da região. A cidade é conhecida pela variedade de cachoeiras e rios, que atraem turistas de todo o estado. Em Piracuruca, a proibição se restringe à barragem da cidade, que sangrou devido ao volume de chuvas.
Afogamentos após cheia de rios
Na última segunda-feira (3) jovem Matheus Bruno, de 26 anos, desapareceu nas águas da Barragem de Piracuruca, Norte do Piauí. Ele estava tomando banho com a namorada na barragem, quando escorregou no sangrador e sumiu nas águas.
Ainda na segunda-feira, a Defesa Civil de Piracuruca interditou os acessos à barragem. Segundo o secretário Thiago Tayllon Sampaio, o objetivo é evitar banho durante o período de cheia.
Matheus encontrado por volta das 15h30 de quarta-feira (5), morto por afogamento. Moradores estavam procurando por ele em motos aquáticas, com apoio da prefeitura, e encontraram o corpo.
Na tarde de terça-feira (4) o adolescente Yolavio Rodrigues da Silva, de 15 anos, desapareceu na tarde após pular no Rio Corrente, na localidade São Vicente, Zona Rural do município de Boa Hora, também na região Norte do estado.
Na quarta (5), a prefeitura de Boa Hora divulgou uma nota de pesar, lamentando o falecimento do rapaz. Ele era aluno da Unidade Escolar Zezinho Dondon, e morava na comunidade Sariema.
Ainda no dia 11 de março, Ricardo Mendes Corrêa, de 31 anos, desapareceu durante um banho na Cachoeira das Corujas, na zona rural de Novo Santo Antônio. Ele morreu vítima de afogamento.
Jovens presos em cachoeira
Na última semana, três jovens tiveram que ser resgatados na Cachoeira do Urubu Rei, em Pedro II. O grupo foi surpreendido por uma ‘cabeça d’água‘, que os impediu de deixar o local. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Polícia Militar, os três foram para a cachoeira por volta das 13h30 de segunda-feira (27). Durante a tarde, uma tromba d’água chegou e os fechou o caminho de saída.
Os três jovens esperaram até a noite, e por volta da 22h os familiares acionaram um grupo de bombeiros civis da cidade. Os bombeiros conseguiram resgatar o grupo na madrugada, por volta das 3h de terça-feira (28).
A cabeça d’água é um grande volume de água que desce o rio, como uma forte onda causada por uma chuva intensa e localizada. O fenômeno acontece depois de uma chuva forte, aumenta o nível do rio de forma repentina e provoca uma enxurrada por conta do fluxo de água.
Leia abaixo a nota completa da Prefeitura de Pedro II:
Alerta!
A prefeitura de Pedro II, através da Defesa Civil, Superintedência de Trânsito – STRANS, Guarda Civil Municipal e demais secretarias da área, alerta a população em geral, vistiatnes e turistas para não saírem de casa para atividades ou psseios turísticos, principalmente em locais de risco com fortes corredeiras de água, como açudes, lagos, lagoas, riachos, rios, cachoeiras.
O município de Pedro II está sob alerta amarelo do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), como área de risco devido ao grande volume de chuvas.
Essas regiões deverão ficar interditadas enquanto perdurar o período de risco às pessoas e o estado de calamidade pública.
Fonte: g1 Piauí