Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de São João do Piauí registrou o maior volume de chuvas do Brasil entre domingo (19) e segunda-feira (20). A segunda e terceira colocadas do ranking também são do Piauí.
O volume que caiu na cidade é maior que o dobro do segunda colocada, a cidade Castelo do Piauí. A terceira colocada também é do Piauí: Canto do Buriti. Piripiri também aparece no ranking em 6º lugar.
Segundo a Prefeitura de São João do Piauí, a chuva deixou casas alagadas e destruídas, ruas e estradas danificadas e derrubou árvores. As Secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Social estiveram nos locais atingidos nesta segunda-feira (20), para avaliar os estragos.
A prefeitura começou o atendimento às famílias desabrigadas e a reparar os estragos, principalmente nas estradas e ruas da cidade. Veja a nota divulgada pela prefeitura no final desta reportagem.
Segundo o Inmet, entre 8h de domingo (19) e 8h de segunda-feira (20), as cidades com maior volume acumulado de chuvas do Brasil foram:
- São João do Piauí (PI): 133,4 mm
- Castelo do Piauí (PI): 63,8 mm
- Canto do Buriti (PI): 61,0 mm
- Campos Lindos (TO): 53,6 mm
- São Luís (MA): 52,2 mm
- Piripiri (PI): 43,6 mm
Nesta segunda-feira (20), a meteorologia para São João do Piauí é de mínima de 21°C e máxima de 27°C.
No sábado (18), a cidade piauiense de Caracol ficou na quarta posição, após registrar 85,4 mm.
Chuvas trazem riscos
Em Piripiri, um trecho da BR-222, em Piripiri, município 170 km ao Norte de Teresina, precisou ser totalmente interditado no sábado (18), e permanece até esta segunda-feira (20).
A rodovia foi interditada nos dois sentidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O desvio sugerido é da seguinte forma: Sentido Batalha/Piracuruca, via PI-110 e Piracuruca/Piripiri, via BR-343.
Os policiais perceberam que o asfalto no trecho está frágil e corre o risco de ceder. A PRF informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) sobre a situação.
Na cidade de Barras, o rio Marathaoã atingiu o nível de alerta, segundo o relatório do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), divulgado neste domingo (19).
Segundo o órgão, o rio está com 3,81 metros de profundidade, 39 centímetros abaixo da cota de Inundação.
Por isso, os técnicos do CPRM, que fazem o monitoramento, alertam as autoridades para que se adiantem com ações para proteger as populações que vivem à margem do rio.
Veja abaixo o comunicado divulgado pela prefeitura de São João do Piauí:
Prefeitura de São João do Piauí:
As equipes das Secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Social visitaram nesta manhã de segunda(20) as áreas mais prejudicadas pelas fortes chuvas que ocorreram durante todo final de semana.
São moradias alagadas e destruídas, ruas e estradas danificadas, que impossibilitam o tráfego, além de árvores caídas.
Após diagnóstico da situação, o prefeito Ednei Amorim determinou o imediato atendimento às famílias e o reparo nas áreas atingidas, especialmente nas estradas que dão acesso à zona rural.
Fonte: G1