Imagens falsas com as inscrições PicanhaCard e Picanha para Todos circulam em redes sociais. Caixa afirma que não possui contrato para emissão de cartões com esse tipo de benefício.
Circulam nas redes sociais vídeos e fotos que mostram cartões com logotipo da Caixa Econômica Federal com a inscrição PicanhaCard e a alegação de que os beneficiários terão direito a até 20 quilos de carne com o corte mencionado. É FAKE.
— Foto: G1
Em um vídeo pretensamente humorístico, mas que não deixa essa intenção explícita, um homem encena o momento em que chega em casa de carro e encontra na caixa dos Correios uma correspondência da Caixa com o cartão PicanhaCard. “Fiz o cadastro no site ontem e vamos ver se já chegou”, diz. Ele pega um envelope que tem uma imitação da assinatura de Lula sobre um carimbo em que está escrito “ex-presidiário”. Logo abaixo, há um logotipo do governo federal. A carta diz: “Minha Picanha Minha Vida. Você acaba de receber o PicanhaCard para receber seu benefício. Por não ter votado no Lula, seu benefício é de apenas 5 kg mensais”. O homem diz que quem votou no Lula recebe 20 kg. O cartão repete os números 171 (estelionato) e 13 (PT). Na cena seguinte, ele mostra o cartão em um terminal de compras de supermercado e diz que comprou uma peça da carne.
Procurada pelo Fato ou Fake, a Caixa Econômica Federal esclarece que não reconhece a imagem do cartão e a carta apresentados no vídeo. Afirma ainda que o banco não possui contrato com nenhum ente para emissão de cartões com esse tipo de benefício. “Adicionalmente, a Caixa adverte que o uso indevido das marcas de seus produtos e serviços pode resultar em penalização”, afirma, em nota.
Imagens de peça de picanha com o logotipo do governo federal e de um cartão da Caixa com a inscrição Picanha para Todos tem circulado em aplicativos de mensagem desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As mensagens falsas têm gerado desinformação em algumas cidades do país. A falsa informação de “bolsa picanha” provocou aumento na procura por atendimento em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Oeiras, 281 km ao Sul de Teresina.
Durante a campanha eleitoral, Lula disse frases como: “A gente vai consertar esse país. E o povo vai voltar a juntar a família no domingo pra fazer um bom churrasco. Tirar a gordurinha da picanha pra passar na farinha, tomando uma cervejinha” ou “Eles estão bravos comigo por causa da picanha. O Brasil é o maior produtor de proteína animal do mundo. Qual a explicação para alguém pegar carcaça de frango? Por isso que eu digo que nós vamos recuperar o país e todos vão poder fazer churrasco com a família no final de semana.”
Fonte: G1